Deve ser redigida de
tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Para evitar
isso deve ser escrita:
- com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo;
- sem parágrafos ou
alíneas (ocupando todo o espaço da página);
- sem abreviaturas
de palavras ou expressões;
- com números escritos
por extenso;
- sem rasuras nem
emendas;
- sem uso de
corretivo
- com verbo no tempo
pretérito perfeito do indicativo;
- com verbo de
elocução para registrar as diferentes opiniões.
Se o relator cometer
um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como
neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil de dois
mil e treze...”
Quando se constatar
erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se a expressão “em tempo”: “Em
tempo: onde se lê março, leia-se abril”.
Partes da ata:
·
Data, horário, local e objetivos;
Usar primeiro (ordinal, para indicar o 1.º dia de cada mês)
Usar primeiro (ordinal, para indicar o 1.º dia de cada mês)
·
Nome do presidente da reunião e de quem a
secretariou;
·
Pessoas presentes. Se for um grupo pequeno, citá-las
nominalmente;
·
Relato da reunião
propriamente dita. A parte principal do documento;
·
Encerramento.
OBSERVAÇÃO: há entidades, empresas ou repartições em que todos assinam a ata, após sua leitura em reunião posterior; outras, anexam lista de presença e secretário e presidente assinam-na. Depende muito de decisão do colegiado.
Modelo de ata
Data, horário, local e objetivos
Aos quatorze dias do mês de outubro de mil novecentos e noventa e seis, com início às vinte horas, no salão de festas da Escola Estadual Duque de Caxias, sita na Avenida Tocantins, número duzentos e doze, Porto alegre, realizou-se uma reunião de todos os alunos da oitava série da escola, com o objetivo de preparar as festividades de conclusão do primeiro grau.
O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes
A reunião foi presidida pelo líder da oitava série A, José Luís Lousada, tendo como secretária a líder da oitava série B, Andréia Passos. Contou com a participação de oitenta e dois alunos, dos professores conselheiros das três turmas e da vice-diretora, Fabíola Barreto.
Relato da reunião propriamente dita.
Inicialmente, José Luís Lousado solicitou à vice-diretora que comunicasse as providências administrativas e o andamento legal referente ao término do primeiro grau. Foi esclarecido que os alunos de oitava série encerrariam o ano e fariam as recuperações juntamente com os demais alunos da escola, e que a direção pensava oferecer um coquetel no encerramento do ano letivo para alunos e professores da oitava série, ocasião em que os alunos receberiam o histórico escolar. A data para isso deveria ser escolhida nesta reunião. Após ouvir variadas sugestões e opiniões, o presidente da reunião solicitou que fossem votados dois itens: a escolha da data e se a entrega dos históricos escolares teria a presença dos pais, com homenagem a alguns professores. Alguns alunos inscreveram-se para defender diferentes pontos de vista sobre a conveniência ou não de se realizar uma reunião formal no encerramento do primeiro grau. Após debatidas as idéias apresentadas, José Luís Lousado encaminhou a votação, que obteve o seguinte resultado: cerimônia formal para entrega dos históricos escolares e posterior coquetel: cinqüenta e sete votos favoráveis e vinte e cinco contra; entrega informal com coquetel; vinte e cinco votos favoráveis e cinqüenta e sete contra. Em seguida, apreciadas as datas sugeridas, foi escolhido por unanimidade, o dia quinze dezembro para a realização do evento, com início às vinte horas.
Encerramento
Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Andréia Passos, secretária, pelo presidente da reunião, pela vice-diretora e pelos professores e alunos presentes.
OBSERVAÇÃO: há entidades, empresas ou repartições em que todos assinam a ata, após sua leitura em reunião posterior; outras, anexam lista de presença e secretário e presidente assinam-na. Depende muito de decisão do colegiado.
Modelo de ata
Data, horário, local e objetivos
Aos quatorze dias do mês de outubro de mil novecentos e noventa e seis, com início às vinte horas, no salão de festas da Escola Estadual Duque de Caxias, sita na Avenida Tocantins, número duzentos e doze, Porto alegre, realizou-se uma reunião de todos os alunos da oitava série da escola, com o objetivo de preparar as festividades de conclusão do primeiro grau.
O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes
A reunião foi presidida pelo líder da oitava série A, José Luís Lousada, tendo como secretária a líder da oitava série B, Andréia Passos. Contou com a participação de oitenta e dois alunos, dos professores conselheiros das três turmas e da vice-diretora, Fabíola Barreto.
Relato da reunião propriamente dita.
Inicialmente, José Luís Lousado solicitou à vice-diretora que comunicasse as providências administrativas e o andamento legal referente ao término do primeiro grau. Foi esclarecido que os alunos de oitava série encerrariam o ano e fariam as recuperações juntamente com os demais alunos da escola, e que a direção pensava oferecer um coquetel no encerramento do ano letivo para alunos e professores da oitava série, ocasião em que os alunos receberiam o histórico escolar. A data para isso deveria ser escolhida nesta reunião. Após ouvir variadas sugestões e opiniões, o presidente da reunião solicitou que fossem votados dois itens: a escolha da data e se a entrega dos históricos escolares teria a presença dos pais, com homenagem a alguns professores. Alguns alunos inscreveram-se para defender diferentes pontos de vista sobre a conveniência ou não de se realizar uma reunião formal no encerramento do primeiro grau. Após debatidas as idéias apresentadas, José Luís Lousado encaminhou a votação, que obteve o seguinte resultado: cerimônia formal para entrega dos históricos escolares e posterior coquetel: cinqüenta e sete votos favoráveis e vinte e cinco contra; entrega informal com coquetel; vinte e cinco votos favoráveis e cinqüenta e sete contra. Em seguida, apreciadas as datas sugeridas, foi escolhido por unanimidade, o dia quinze dezembro para a realização do evento, com início às vinte horas.
Encerramento
Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Andréia Passos, secretária, pelo presidente da reunião, pela vice-diretora e pelos professores e alunos presentes.
Gostaria de saber se essas regrinhas tem algum conselho federal de administração que estabelece esses parametros para se fazer os livros de atas?
ResponderExcluirVale o consensual, conforme o uso consagrado. Como exerço função pública, trabalhei como escriturário, fui secretário de entidades, incorporei minhas experiências. Há empresas que adotam um manual de redação. Na área pública, há gente que segue o manual de redação da Presidência de República, de 2002.
Excluirmuito bom,me ajudou muito!
ExcluirMinha empresa faz ata de reunião totalmente diferente, não acredito que o nosso método esteja correto.
Excluiroi, sou secretario de uma igreja e queria saber como fazer, ou se faz capa inicial pra ata?
ExcluirMuito boa informação, uma vez que quase não se usa mais o Livro de Atas. Agora tudo é digitalizado.
ResponderExcluirAta geralmente é usada muito em condomínios e administradoras.
ExcluirNa digitalização pode acontecer de se perder o arquivo.
Eu prefiro usar o livro até hoje, não sou muito fã dos documentos digitados. :D
Excluirmuito bom me ajudou muito!!!!! adorei
ResponderExcluirvlw
ResponderExcluirobrigada pela orientação
ResponderExcluirExcelente instrução me ajudou bastante
ResponderExcluirexelente me ajudou muito
ResponderExcluirGostei muito do site. Parabéns para os idealizadores.
ResponderExcluirOtimo post, parabens, me foi muito util
ResponderExcluirobrigado! foi-me muito útil!
ResponderExcluirobrigado,
ResponderExcluirTenho certeza que daqui pra frente,minhas atas terão elementos fundamentais para uma boa proposta, obrigada.
ResponderExcluirO conselho foi muito útil. Muito obrigado!
ResponderExcluirMuito bom me ajudou muito ...
ResponderExcluirMuito obrigado agora as minhas atas são as melhores!!!
ResponderExcluirmuito boa me ajudou muito
ResponderExcluir28/11/13. Excelente, fico feliz em ver pessoas que conseguem gerenciar seus conhecimento. Me ajudou bastante!
ExcluirMe ajudou bastante!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSe acontecer no primeiro dia do mês. Como escrever?
ResponderExcluirJá incorporei a resposta no texto do blog. Veja lá.
Excluircara muito bom mesmo vlw.
ResponderExcluirFoi bem útil
ResponderExcluirMuito bom o modelo, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirAcima diz: sem parágrafos.
ResponderExcluirNo modelo está com parágrafo.
Como?
Não separei o texto em parágrafos. Eu dividi a ata em partes para o internauta visualizar com mais clareza.
ExcluirGostei muito, simples e direta.
ResponderExcluirmaravilha!
ResponderExcluirBom dia, gostaria de saber se é necessário que todos os presente assinem ata de reunião ou deve-se fazer uma lista de presença?
ResponderExcluirJá incorporei a resposta para sua pergunta no texto do blog. Veja lá.
ExcluirÓtimo! Era disto que precisava para "escrever direito". Obrigada.
ResponderExcluirbgd, estava mesmo a precisar para uma ATA dos escuteiros
ResponderExcluirGostei deste artigo vai dar grade ajuda valeu bue
ResponderExcluirDeus abeçoe, pela postagem do Arquivo, foi de grande ajuda.
ResponderExcluirPreciso registrar uma ata já aprovada em dezembro 2013. PORÉM, não foi citado os nomes da nova diretoria 2014 nesta ata. Como posso corrigir esta ata hoje ? Me ajudem por favor.
ResponderExcluirSe a ata foi fechada, aprovada, assinada, nada pode ser feita nela. A correção pode ser feita na próxima ata, registrando a fala do presidente em que faz a correção. Se precisar levar cópia da primeira (errada) a algum lugar para provar a nova diretoria, se faz necessário levar também cópia da segunda ata (com a correção).
ResponderExcluireu foi eleita,secretaria do comitê mortalidade imfantil gostaria que me ajudase fazer as atas pq tenho muita duvida em palavras por favor me ajude vou da o melhor de mim
ResponderExcluirA proposta do blog não é oferecer prestação de serviço. Você deve procurar alguém de seu convívio para ajudá-la.
ExcluirObrigada pelas informações. Gostaria de fazer uma crítica. Participei por 4 anos de uma associação de moradores existente a 22 anos. Os livros são os tradicionais, como a foto acima. E hoje vejo estas editadas em folha A 4 e acredito que estas não terão a durabilidade dos livros tradicionais.
ResponderExcluirdeve ser sempre com escrita cursiva???? posso usar letra de forma????
ResponderExcluirDesde que use letra de forma com minúsculas e maiúsculas. Não é recomendável usar só letras maiúsculas. Essa recomendação vale para tudo.
ResponderExcluirNossa muito bacana este blog, de muuuuita utilidade, já anexei nos preferidos!!
ResponderExcluirEstou fazendo uma ata e tenho que colocar como ficou a diretoria depois da votação como faço isso? pode deixar espaços tipo:
ResponderExcluirPrsidente: Fulano de tal
Secretário: Siclano
ou Presidente: Fulano de tal; secretário: Siclano...
Informação de muita utilidade. Senti necessidade de registrar os encontros de um grupo de jogos e encontrei aqui o modelo ideal para aplicar nas nossas reuniões.
ResponderExcluirvlw me ajudou muito msm
ResponderExcluirÉ... Obrigada. Sem essa ajuda seria inútil eu fazer uma ata de reunião..
ResponderExcluirMuito obrigada.
ResponderExcluirfoi muito bommmmmmmm
ResponderExcluirGostaria de saber se o texto tem que ser tudo junto ou tem que ter um espaço entre as palavras
ResponderExcluirobrigada...foi excelente sua ajuda..
ResponderExcluirÓtimo artigo! Gostaria de saber no caso de ter "pulado" uma ata no livro ata. Ex: Fiz várias atas no livro, fez uma digitada (o livro tinha extraviado), depois fez a próxima no livro (o livro reapareceu).
ResponderExcluirPosso incluir a ata digitada no livro (colar?transcrever fora da ordem?) ou posso cancelar as páginas da última ata (e transcrever a penúltima e a última novamente) agora na ordem?
Simples e direto ao assunto. Excelente!
ResponderExcluirSimples e objetivo. Excelente!
ResponderExcluirSimples e objetivo. Excelente!
ResponderExcluirveei isso e mto dificil...
ResponderExcluirIsso de Ata digital se encontra em algum site ou documento oficial? Ou seguindo essas belas instruções não há o que um cartório negar sua legitimidade...
ResponderExcluirMuito obrigada. Que ajuda!
ResponderExcluirOBRIGADO FOI ÚTIL !
ResponderExcluirQual deve ser o prazo para uma ATA ser entregue? Participei de uma reunião que mandaram a ATA duas semanas depois e não possuia todos os pontos abordados.
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirGostei e me ajudou muito! Estava mesmo precisando e como não tive nenhuma orientação até agora, a postagem já me deu uma base de como fazer. Obrigada!
ResponderExcluirNo caso de caderno de atas com as atas digitadas e coladas. Como fazer quando alguma ata foi colada fora de ordem? Como fazer para organizar?
ResponderExcluirobrigadaaaaaaaaaa acabei de fazer meu trabalho da faculdade
ResponderExcluirMuito bom! Me ajudou bastante.
ResponderExcluirMuito bom! Me ajudou bastante.
ResponderExcluirMuito bom, me ajudou muito.
ResponderExcluirme salvou. se eu quiser entrar em contato pra tirar algumas duvidas, esse é o unico lugar/???
ResponderExcluirObrigado pela ajuda.
ResponderExcluirAdorei, muito bem explicado.
ResponderExcluiradoreiii mt bom esse site
ResponderExcluirMuito bom este artigo!
ResponderExcluirQuando a ata é feita no computador, impressa, lida e aprovada na reunião subsequente e colada no livro de atas, é necessário usar termos como "digo" quando são cometidos erros ou eu posso simplesmente corrigir o erro apagando a palavra e escrevendo ela novamente???
Obrigada pela atenção.
Sua pergunta é meio estranha, mas vamos lá. Se você está digitando a ata, não precisa usar a partícula retificadora "digo", porque você pode corrigir. Se já imprimiu e colou, faça a retificação na ata posterior sem usar "digo", porque não é cabível.Hélio Consolaro.
ExcluirGostaria de saber como faço uma ata para movimentação entre um turno e outro de uma empresa privada, trabalhamos em 3 turnos, tenho que esclarecer toda movimentação do dia trabalhado, como devo proceder.
ResponderExcluirNesse caso,seria melhor um formulário a ser preenchido. Hélio Consolarfo
ExcluirExcelente. Amei.
ExcluirExcelente. Amei.
ExcluirMUITO BOM !!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMUITO BOM !!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMUITO BOM,
ResponderExcluirSOU SECRETARIO DA MINHA IGREJA ESTOU APRENDENDO MAS!!!
Para ter CÓPIA de ata de reunião da escola pública estadual que trabalho é necessário pedido judicial? Qual amparo legal de uma ata.
ResponderExcluirTrata-se de um documento público, qualquer cidadão pode ter acesso.
ExcluirPara ter CÓPIA de ata da escola pública estadual em que trabalho preciso pedido judicial? Qual amparo legal de uma ata?
ResponderExcluirOlá..
ResponderExcluirSou funcionaria publica municipal, fiz um seletivo e assinamos a ata ( onde especifica local de trabalho e a função ) Acontece que houve mudança de secretário e ele quer mexer na ata, ( redigi-la para que possa mover o candidato para qualquer lugar, ou mudar sua função caso necessidade ). Isso é legal? Se nos recusarmos a assinar podemos ser demitidos?
Obrigada
No mínimo, se você recusar de assinar outra ata, as decisões anteriores devem permanecer válidas. Demiiti-la por causa disso seria uma arbitrariedade.
Excluirmuito bom
ResponderExcluirnao gostei muito nao
ResponderExcluirAo colar a Ata digitalizada no livro de registro de Ata, pulei uma página (que obviamente ficou em branco) o que fazer? que tipo de observação deve ser feita? a oposição de uma carimbo "em branco" basta?
ResponderExcluirAnule a página com um risco em diagonal e escreva uma observação, dizendo que aquela página foi deixada de lado inadvertidamente.
ExcluirMuito bom...
ResponderExcluirPreciso saber se existe alguma regra quanto a transcrição de uma ata após outra no caso de atas manuscritas? Por exemplo: Após terminar uma ata, invalido os espaços da folha com um traço diagonal, além disso, não escrevo no verso da folha(invalidando-o com traço diagonal). Ou seja, inicio uma ata sempre na folha numerada, enquanto outros fazem a sequência das atas logo após as assinaturas. A forma como faço está correta?
É praxe começar uma ata em página nova, porque se você for tirar fotocópia de uma ata, o começo da outra não sai nela
ExcluirPARABÉNS PELA PUBLICAÇÃO REFERENTE A CONFECÇÃO DE ATAS. PARA MIM FOI DE GRANDE VALIA
ResponderExcluirBom dia meu caro administrador ou proprietário deste conceituado BLOG. PARABÉNS PELA INICIATIVA DA CRIAÇÃO DESTE BLOG. Foi de grande valia para mim com relação as dicas de como FAZE UMA ATA.
ResponderExcluirQUE DEUS O ABENÇOE
Luiz Carlos
ESQUECI DE COLOCAR O ESTADO CIVIL DE UM MEMBRO DO CONSELHO FISCAL,SÓ VI DEPOIS DA ATA ASSINADA,QUE TERMO USAR PARA RETIFICAR ,POIS SEI QUE NÃO VOU CONSEGUIR REGISTRÁ-LA COM ESSE ERRO
ResponderExcluirComo secretário, faça um P.S. depois das assinaturas e faça a correção com sua assinatura.
ExcluirÓtimas dicas! Esse é um conhecimento que não pode ser perdido ou esquecido. As formalidades têm sua razão de existir e devem ser observadas..
ResponderExcluirPreciso saber se existe alguma regra quanto a transcrição de uma ata após outra no caso de atas manuscritas? Por exemplo: Após terminar uma ata, invalido os espaços da folha com um traço diagonal, além disso, não escrevo no verso da folha(invalidando-o com traço diagonal). Ou seja, inicio uma ata sempre na folha numerada, enquanto outros fazem a sequência das atas logo após as assinaturas. A forma como faço está correta?
ResponderExcluirALGUÉM PODE ME AJUDAR?????
É praxe começar uma ata em página nova, porque se você for tirar fotocópia de uma ata, o começo da outra não sai nela.
Excluirvocês erraram ao não deixar o exemplo de ATA em formatação correta, a qual requer que a mesma esteja justificada e alinhada
ResponderExcluirDividi as explicações de cada parte da ata e pus o exemplo de cada parte explicada. Não está em parágrafos, fiz uma divisão didática para melhorar o entendimento.
ExcluirGostaria de saber se na mistura dos papéis do rascunho, eu esquecer de colocar uma sessão extraordinária que ocorrera em uma data próxima a outra reunião, como devo proceder??
ResponderExcluirFaça o registro fora da ordem cronológica, sem problemas.
ExcluirCaro amigo gostaria de saber fizemos uma associação em junho de 2015 esta registrada em cartorio tem a ata de fundação porém o secretario nunca fez o livro de ata nem tampouco a abertura do mesmo, gostaria de saber se posso fazer a abertura agora e fazer citações anteriores no livro e colar a ata de fundação votação etc e demais reuniões no livro e dar prosseguimento até o final do ano, o que o senhor indica de livros ex.: livro de ata, conselho fiscal ou mais algum? somos uma associação de criadores de pássaros.
ResponderExcluirLogo de cara fiquei confusa. Vc fala que não se deve fazer parágrafos ou alíneas e no seu exemplo o que constatei foi justamente ao contrário!!!!
ResponderExcluirE então faça o que digo mas não faça o que faço?????
Não entendi!
Élida
Dividi as explicações de cada parte da ata e pus o exemplo de cada parte explicada. Não está em parágrafos, fiz uma divisão didática para melhorar o entendimento.
ExcluirParabéns, foi de grande valia para mim eu só tenho a agradecer-lhes por esta publicação que é de vital importância pois me ajudou muitíssimo, muito obrigado...
ResponderExcluirMuito obrigado!!!
ResponderExcluirA Ata ja foi registrada em cartório mais o banco do Brasil não aceitou porque não possuia o nome dos componentes da recondução do ano anterior
ResponderExcluirO que termo devo colocar para corrigir essa Ata?
Converse com o cartorário, veja com ele se precisa fazer outra ata e fazer novo registro ou se pode corrigir aquela aproveitando o mesmo registro.
ExcluirOlá. Estou com uma dúvida. Sou secretária de um conselho da Paróquia que pertenço. Quando fomos registrar a ata em cartório, por exigência do banco para abertura de conta, me informaram que vou ter que redigir tudo novamente. Nós utilizamos o livro ata (manual). Iniciei com a data, horário e local. Mas estão me cobrando, que deveria ter mencionado à quem pertence a ata. EX: Aos ... dias do mês.. de 2016, às h, foi realizada a reunião do Conselho de Assuntos Econômicos no local tal...
ResponderExcluirMe informaram que deveria ter colocado que essa reunião é do Conselho Ass. Econ. da Paróquia tal.
Como faço para corrigir, agora que estou na quarta ata. Tenho que redigir todas novamente?
Converse com o cartorário, veja com ele se precisa fazer outra ata e fazer novo registro ou se pode corrigir aquela aproveitando o mesmo registro.
ExcluirAh! Se os diálogos e foruns da internet seguissem a cultura e o elevado nível do que acabei de ler aqui. Parabéns a todos. Viva o português!
ResponderExcluirBoa noite. Feito a Ata em livro específico e havendo a necessidade de digitá-la no word, há alguma palavra de âmbito legal para identificar ou dizer que se diz respeito a uma ata lavrada no livro de atas?
ResponderExcluirBoa noite. Feito a Ata em livro específico e havendo a necessidade de digitá-la no word, há alguma palavra de âmbito legal para identificar ou dizer que se diz respeito a uma ata lavrada no livro de atas?
ResponderExcluirBoa noite. Feito a Ata em livro específico e havendo a necessidade de digitá-la no word, há alguma palavra de âmbito legal para identificar ou dizer que se diz respeito a uma ata lavrada no livro de atas?
ResponderExcluirSe precisar comunicar isso, coloque uma observação na ata digitada: cópia fiel de ata registrada no livro ata da diretoria da entidade tal....
Excluirna minha empresa todo mes temos que fazer atas da CIPA mas esse mes não tivemos assunto como abrir e fechar essa ata?
ResponderExcluirSe não houve reunião, não há ata. No seu caso, não precisa fazer ata.
Excluirbom dia ,tenho um seminário para apresentar sobre ata, gostaria de saber se a ata so se especifica como ata de reunião ?Por um acaso existe outros tipos de atas,e todas são dadas essa nomenclatura ( ata de reunião)?Desde de já agradeço...
ResponderExcluirA ata é um documento que registra a decisão de um grupo. No campo da licitação, serviço público, há a "ata de preço" que é resultado de um acordo entre fornecedores e comprador, por isso os envolvidos precisam assiná-la. Ata não precisa registrar apenas reunião de diretoria.
ExcluirA ata tem que ser feita na hora da reunião, em tempo real? Vou ser secretária e não escrevo rápido, como eu procedo?
ResponderExcluirSe tiver facilidade de fazer ata junto com a reunião, ela pode ser assinada pelos presentes no final de cada reunião, mas os verbos deverão estar sempre no passado.
ExcluirMuito bom. Me ajudou muito. O que devo fazer se cometi um erro ortografico e a ata já foi assinada?
ResponderExcluirSe for erro pequeno, acrescente, conserte, como falta de cedilha, lugar de Z pôs S. Se o conserto do erro exigir intervenção de borracha ou corretivo, deixe o erro lá. Não transforme o erro em borrão ou rasura.
ExcluirBoa noite! Por favor, o que devo fazer no seguinte caso: quando comecei a fazer as atas da reunião me entregaram o livro faltando as atas das últimas reuniões. Eu pulei algumas páginas para deixar um espaço para inserir essas atas quando as conseguisse com a antiga secretária. Porém não consegui contato com ela. Agora o livro está quase todo preenchido, mas tem essas folhas em branco no meio. O que devo fazer? Um termo? Me ajudem?
ResponderExcluirDeixe assim e reze para que não haja uma contenda judicial em que precise provar alguma coisa que esteja escrito em tais páginas. Se não houver jeito de atualizar o livro de forma alguma, anule cada página com risco em diagonal e coloque uma observação, relatando o fato ocorrido, ou seja, por que não há ata nela.
ResponderExcluirse , em um Livro de Atas,a ata de uma reunião terminar onde está a numeração da página, posso iniciar no verso da página a ata da próxima reunião?
ResponderExcluirSe entendi a sua pergunta, sim, pode. Sem problemas. Parece que você está preocupado pelo grande espaço deixado.
ExcluirBom dia, a ATA deve ser assinada na folha dela por todos os presente?
ResponderExcluirAqui no nosso condomínio fazemos a ATA e somente o secretário e a sindica assinam, isto depois de passar a que foi escrita a mão para o computador... podendo alterar se ambos estiverem de acordo...o presentes na reunião somente assinam a guia de presença.
Isto seria correto? somente assinar quem escreve e a sindica depois de digitar ela toda de novo no seu escritório???
Pode ser que apenas o presidente e o secretário assinem a ata, mas todos devem estar de acordo com ela. Se houver uma divergência, ela deve ser submetida aos presentes (a mudança deve ser aprovada ou não|).
ExcluirQual o "padrão" para as margens na página? Já li que deve deixar 3 cm para o lado esquerdo e 2 cm para o direito.
ResponderExcluirQual é realmente a função da margem?
Obrigado.
O padrão que deve ser seguido é aquele usado na primeira página do livro. A medida sugerida por você está boa.
Excluirposso ter uma cópia da ata em que assinei?
ResponderExcluirPode ter uma cópia. Ou tirada pelo computador onde foi feita a ata ou pela máquina fotocopiadora ou escâner.
Excluir