segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exercícios de coesão

1. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
R
b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
R.
c) Inverta a posição dos segmentos contidos na questão 2 e use o conectivo apropriado:
Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.
R.
d) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
R.
2. Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.
a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
R.
b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
R.
c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
R.
d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
R.
3. Os parágrafos apresentados a seguir têm problemas estruturais devido à falta de coesão entre as orações que os constituem. Procure reescrevê-los fazendo apenas as alterações necessárias para eliminar os problemas identificados.
a) Embora ele seja conhecido por todos e apesar de conviverem com João há dez anos ninguém sabe se ele gosta de futebol.
R.
b) Depois que surgiu a internet, a impressão que se tem é de que o mundo diminuiu de tamanho, não no sentido literal, apenas porque as distâncias parecem não existir mais.
R.
c) Fiquei decepcionado com os resultados do jogo e quando meu irmão me disse que eu não iria poder sair com ele aquela noite.
R.
d) Escutamos uma pessoa forçando a janela da sala e um barulho.
R.
4. Na elaboração dos períodos, a mesma palavra foi utilizada várias vezes. Reescreva-os utilizando-se de outros mecanismos coesivos que não seja a repetição.
a) Eu falei com ele que você não queria que os pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
R.
b) Muitos alunos confessaram que não haviam estudado a matéria que caiu na prova de matemática que foi marcada para aquele dia pelo professor que a elaborou.
R.
c) Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre que passou para que ele pudesse ser emprestado a outro aluno.
R.
5. Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou a incoerência dos períodos a seguir.
a) Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
R.
b) Vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
R.
c) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.
R.
d) Chegado ao aeroporto, o avião levantava vôo.
R.
e) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
R.
f) Ouvindo sua resposta, o carro parou e Márcia saiu sem que eu pudesse responder-lhe.
R.
g) O celular tocou ao entrar em casa para pegar a chave do carro.
R.
h) Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
R.
i) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.
R.
j) Alugam-se quartos a moças com banheiro anexo no primeiro andar.
R.

Um comentário: