domingo, 26 de setembro de 2010

Exercícios de coesão - respostas

FONTE: Othon M. Garcia, Comunicação em Prosa Moderna, editora: FGV

1. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
R. O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.  
b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
R.Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, portanto (logo, por isso) vai faltar alimento e os preços vão disparar.
c) Inverta a posição dos segmentos contidos na questão 2 e use o conectivo apropriado:
Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.
R.Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque...) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.
d) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
R. O trânsito em São ficou compleltamente paralisado dia 15, das 14h às 18h, porque fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
2. Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.
a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
R.Em São Paulo, já não chove há mais de dois meses, portanto (por isso, logo) já se pensa em racionamento de água e energia elétrica.
b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
R.As pessoas caminham pelas ruas despreocupadas, como se não existisse perigo algum, enquanto o policial folgadamente continua tomando o seu café no bar.
c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
R.Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, apesar de o estado do gramado do Marcanã não ser dos piores. 
d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
R.Uma boa parte das crianças  mora muito longe, vai à escola com fome, por isso ocorre o grande número de desistências.

3. Os parágrafos apresentados a seguir têm problemas estruturais devido à falta de coesão entre as orações que os constituem. Procure reescrevê-los fazendo apenas as alterações necessárias para eliminar os problemas identificados.
a) Embora ele seja conhecido por todos e apesar de conviverem com João há dez anos ninguém sabe se ele gosta de futebol.
R. Elas convivem com João há dez anos e, embora o conheçam, não sabem se gosta de futebol.
b) Depois que surgiu a internet, a impressão que se tem é de que o mundo diminuiu de tamanho, não no sentido literal, apenas porque as distâncias parecem não existir mais.
R.Depois do sugimento da internet, tem-se a impressão de que o mundo diminuiu de tamanho, porque as distâncias parem não existir mais.
c) Fiquei decepcionado com os resultados do jogo e quando meu irmão me disse que eu não iria poder sair com ele aquela noite.
R.Fiquei decepcionado com o resultado do jogo. A segunda decepção que tive foi quando meu irmão  me disse que eu não poderia sair com ele aquela noite.
d) Escutamos uma pessoa forçando a janela da sala e um barulho.
R. Escutamos o barulho de uma pessoa forçando a janela na sala.

4. Na elaboração dos períodos, a mesma palavra foi utilizada várias vezes. Reescreva-os utilizando-se de outros mecanismos coesivos que não seja a repetição.
a) Eu falei com ele que você não queria que os pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
R. Eu falei com ele que você não queria que o pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
b) Muitos alunos confessaram que não haviam estudado a matéria que caiu na prova de Matemática que foi marcada para aquele dia pelo professor que a elaborou.
R. Muitos alunos confessaram não haver estudado a matéria que caiu na prova de Matemática marcada para aquele dia pelo professor.
c) Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre que passou para que ele pudesse ser emprestado a outro aluno.
R. Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre passado para ele poder ser emprestado a outro aluno.

5. Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou a incoerência dos períodos a seguir.
a) Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
R.Minha mãe me ensinava a ler e escrever desde que eu tinha quatro anos.
b) Vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
R. Quando eu estava vendo tevisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
c) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.
R.O ônibus derrapou e pegou o funcionário que estava andando na calçada no nomento em que entrava na livraria. 
d) Chegado ao aeroporto, o avião levantava vôo.
R. Chegado ao aeroporto, o avião já leantava vôo.
e) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
R. Depois da consulta, o ginecologista lhe disse que ela estava esperando um bebê.  
f) Ouvindo sua resposta, o carro parou e Márcia saiu sem que eu pudesse responder-lhe.
R.Eu ouvia a resposta de Márcia quando o carro parou e ela desceu sem que eu pudesse responder-lhe.
g) O celular tocou ao entrar em casa para pegar a chave do carro.
R.Quando a pessoa entrou em casa para pegar a chave do carro, seu celular tocou.
h) Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
R. Para que a pessoa não fosse ataca, o cão teve que ficar preso.
i) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.
R. Durante o noivado, Joana pediu várias vezes a Eduardo que se casasse com ela.
j) Alugam-se quartos, a moças, com banheiro anexo no primeiro andar.
R. Alugam-se a moças quartos no 1.º andar, com banheiro.

Retirado do livro Comunicação em prosa moderna, Othon Moacir Garcia - Fundação Getúlio Vargas

12 comentários:

  1. excelente!!!parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. podia ser menor e mais claras as perguntas e respostas eu queria exercicios que me ensinassem e me mostrasse o que e coesão e pra que se usa mas valeu gostei mas ou menos deu pra intender um pouco pelomenos mas o site em geral parabensss! legal 5/5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coesão são os nexo que você vc usa para dá sentido a oração. São as conjunções, artigos, preposição. que, portanto, entretanto, é, mas porém, de, a, o, e assim por diante.

      Excluir
  3. Gostei dos exercícios. Muito bom para exercitar a reescrita de textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei os exercícios; Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. VLW ai ajudo muito na Materia!

    ResponderExcluir
  6. Adorei os exercícios me ajudou muito na matéria.............Parabéns

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso conteúdo.parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá eu sou francês e estou a aprender esta língua! Este português é um pouco diferente do do que estou a aprender em Coimbra, mas este assunto é de mesma gramática e ajudou-me bastante! Obrigado!
    --Louis de Sá Bourbon

    ResponderExcluir