domingo, 17 de abril de 2011

Livro ensina redação empresarial


Hélio Consolaro* 

Dizem por aí que um escritor costuma rasgar seda para outro. A expressão “rasgar seda” significa elogiar, fazer loas. E por que não? Afinal, somos colegas e sabemos de nossas dificuldades. Uma atitude meio corporativista.

Então, o amigo Joaquim Maria Botelho, jornalista, presidente da União Brasileira de Escritores – UBE, lançou o livro “Redação empresarial sem mistérios – Como escrever textos para realizar suas metas”, da Gente Editora, prefaciado por outro jornalista, Juca Kfouri.
O autor é bem objetivo e suas aulas são práticas, tem clareza nas explicações. 

“Para estabelecer a boa comunicação, escrever bem é fundamental, especialmente para quem deseja ser reconhecido no mercado de trabalho. As melhores qualidades de um texto são a correção e a boa organização de ideias. As palavras, combinadas com acerto e inteligência, formam textos claros e coerentes. O livro leva o leitor a refletir sobre a lógica da língua, ajudando-o a construir combinações corretas e de entendimento universal.”

“Redação Empresarial” é uma coleção de dicas úteis que ajudarão o leitor a elaborar textos adequados às necessidades do dia a dia. Apresenta orientações sobre aspectos básicos da língua portuguesa. O leitor aprenderá a evitar vícios de linguagem, regionalismos e gírias. Experimentará a utilidade das numerosas figuras de linguagem; conhecerá convenções usadas na grafia de horas, medidas e siglas, bem como terá explicações sobre pontuação, grafia de elementos numerais, plural de substantivos compostos, e também sobre o uso e a regência de verbos. A maltratada crase, por sua vez, terá seu uso explicado de modo simples e objetivo, com variados exemplos para facilitar o entendimento. Enfim, trata-se de um livro para ler e consultar. Capítulos curtos e bem ilustrados.

E o mais importante, tudo conforme o acordo ortográfico do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, edição de 2009. Aliás, o livro ensina ao leitor as mudanças ocorridas.

A obra tem 146 páginas, R$ 24,90. Há editoras vendendo-o por R$ 19,80. Não há edição digital à venda.

E-mail do Joaquim Maria Botelho: joaquimbotelho@editoragente.com.br  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras, da UBE e da Cia. dos Blogueiros. Atualmente é secretário da Cultura de Araçatuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário