RESPOSTA: exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico


Exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico


1. Acentue as palavras, se for necessário: cláusula, prêmio, aliás, câncer, arguem toxicômano chinês vatapá, níquel, baú, útil, incrível, vintém, tórax, lágrima, compôs, jóquei, ruína, periódico, através, lápis, assembleia, sensível, voo, leem, vírus, córrego, cônsul, amáveis, xérox. 

2. Coloque os acentos gráficos que faltam:

Quando os répteis voavam

Há 145 milhões de anos, o céu foi tomado por pte-rossauros, os répteis alados. Eles se multiplicaram em novas espécies. Foi uma explosão demográfica nos ares. (Revista Superinteressante)

3. Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entretanto, só uma delas deve ser acentuada. Acentue corretamente a palavra que deve receber o acento gráfico e justifique sua resposta:

a) Ninguém viu a nuvem negra que se aproximava.
Oxítona terminada em "em".b) Naquela cidade reina a maior desordem; ela é agora uma ruína do que foi.
Hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.c) Este ônibus não vai para a Rua Pará; ele só para na avenida principal do bairro.
Oxítona terminada  em  "a".d) O motorista do táxi levava um colibri na gaiola.
Paroxítona terminada em "i".e) O homem tirou o chapéu e olhou para meu tio interrogativamente.
Ditongo tônico, aberto em  palavra oxítona. f) Não gosto de patê de abacate. Oxítona terminada em "e".g) Ele é um jovem recém-formado.
Oxítona terminada  em "em". 
h) Sua paciência se evidencia no trato com as crianças.
Paroxítona terminada em ditongo. 
i) Se como melancia, fico com ânsia.
Paroxítona terminada em ditongo.
j) Este vírus não ataca tatus nem urubus.
Paroxítona termina em "us".
4 Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
(  ) maracujá, argui, rapé 
(  ) lápis, tainha, túnel
(x) chapéu, hífen, ítem 
(  ) jataí, régua, próton
(  ) ruim, órgão, egoísta
A  palavra item é paroxítona  terminada em "m",  portanto, não  tem acento.
5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado: é
b) três casos de paroxítonas acentuadas: possível, várias, experiências
c) dois casos de oxítonas acentuadas: Axé, está 
d) um caso de i tônico formando hiato: construída

Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as como resposta dos itens acima.

Cidadania

O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axé, em Salvador (BA), mostra que é possível educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construída por sua equipe está servindo de exemplo para a ampliação de experiências semelhantes em várias regiões do Brasil e do exterior.

6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue corretamen-te as palavras que são acentuadas graficamente:

Reciclar o lixo

No mundo - e também no Brasil - uma enorme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartáveis para possível reúso. Os avanços tecnológicos mais expressivos vêm ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plástico. Ele é o detrito de mais difícil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente às vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor científico, modernas técnicas de reciclagem já possibilitam a adoção de diversas saídas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionárias, como a produção de um automóvel totalmente construído com materiais recicláveis e um material novíssimo chamado “madeira plástica”, substitui com maior eficiência e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciência) 

7. Acentue as frases seguintes, quando for necessário:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou pôr sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maçãs.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.

8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantém o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervém na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantêm a esperança no reajuste.
d) Policiais detêm três suspeitos de assalto a banco.

9. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o porquê?
b) Calmo é o lago por que navegamos.
c)  Por que não disseste a verdade?
d) Não fui à festa porque devo estudar muito.
e) Todos ansiavam porque o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, por quê ?
g) Ora! Por  que poucos alunos leem?
h) Diga-me por que motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo por que você deixou de comparecer.
j) Quero o livro porque pertence.
l) Alguém poderia explicar-me  por que não há reunião hoje?
m)  Por que o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o porquê de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados porque fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram. Por quê? 

10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:

a) pântano: proparoxítona
b) herói: ditongo tônico, aberto em palavra oxítona 
c) também: porque é uma palavra oxítona terminada "em".
d) após: oxítona terminada em "o" seguida de "s".
e)juízes: hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.
j) tábua: paroxítona terminada em ditongo.
l) açúcar: paroxítona terminada em  "r"

11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: Você  sabia  que a sabiá é sábia.
b) pode/pôde: Ontem pôde, hoje não  pode.
c) pôr/ por: Vou por aqui  para pôr  o refrigerante na  geladeira. 

21 comentários:

  1. Boa tarde, obrigada pelos exercícios, muito gentil de sua parte ajudar estudantes que dispõe somente da internet para seus estudos. Uma dúvida, vírus não deveria ser acentuada (paroxítona terminada em us)?

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    1. A palavra vírus está acentuada. O tipo de letra adotado confunde o acento agudo com o pingo no i. Apenas isso. Se prestar atenção, vai perceber o acento. Obrigado por suas palavras.
      Abraços
      Hélio Consolaro

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  2. Muito obrigado qual quer coisa procurarei novamente…

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  3. O porquê da questão l não é separado e sem acento?

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  4. Felipe, explique-se melhor. Não consegui localizar o motivo de seu questionamento. Hélio Consolaro

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  5. Na questão 3 a pergunta foi mal especificada , porque fala "Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entre-tanto, só uma delas deve ser acentuada."
    Mas as atividades são boas e me ajudaram no entendimento da gramática.

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  6. eu ainda me confundo nos "pelos" Fiz uma prova a pouco tempo que tinha a seguinte frase... Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar. qual deles tem acento? Andrea

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    1. Nenhum pelo tem acento, conforme o Acordo Ortográfico.

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  7. Ainda tenho duvidas nos "pelos" esta frase... Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar. quais destes "pelos" realmente tem acento? obrigada Andrea

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    1. Nenhuma palavra "pelo" tem acento, conforme o Acordo Ortográfico.

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  8. Andrea, se for pelo Acordo Ortográfico, nenhuma tem acento.

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  9. a resposta da letra i da questão 9 não deveria ser POR QUE, JÁ QUE poderíamos trocar por PELO QUAL.sendo assim, ¨NÃO ME INTERESSA O MOTIVO POR QUE (PELO QUAL) VOCE NÃO COMPARECEU¨.

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    1. Realmente, você tem razão. A resposta foi corrigida.

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  10. eu consegui pegar todas as respostas da minha liçao de casa.
    Meu fessor pegou tudo daqui!!!

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  11. Parabens, pelas suas questoes...

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  12. Legal seu BLOG... é ótimo.

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  13. Olá, gostaria de saber se posso escrever a palavra FAMILIA sem acento, ou está errado ? Como ficou na nova ortografia ? como era antes ?

    desde já agradeço!

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  14. exercícios catitos e diretos... boníssimos para uma provinha de português

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  15. Não entendi o motivo de ruina ser acentuada, não é uma paroxítona terminada em a?

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