Exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico
1. Acentue as palavras, se for necessário: cláusula, prêmio, aliás, câncer, arguem toxicômano chinês vatapá, níquel, baú, útil, incrível, vintém, tórax, lágrima, compôs, jóquei, ruína, periódico, através, lápis, assembleia, sensível, voo, leem, vírus, córrego, cônsul, amáveis, xérox.
2. Coloque os acentos gráficos que faltam:
Quando os répteis voavam
Há 145 milhões de anos, o céu foi tomado por pte-rossauros, os répteis alados. Eles se multiplicaram em novas espécies. Foi uma explosão demográfica nos ares. (Revista Superinteressante)
3. Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entretanto, só uma delas deve ser acentuada. Acentue corretamente a palavra que deve receber o acento gráfico e justifique sua resposta:
a) Ninguém viu a nuvem negra que se aproximava.
Oxítona terminada em "em".b) Naquela cidade reina a maior desordem; ela é agora uma ruína do que foi.
Hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.c) Este ônibus não vai para a Rua Pará; ele só para na avenida principal do bairro.
Oxítona terminada em "a".d) O motorista do táxi levava um colibri na gaiola.
Paroxítona terminada em "i".e) O homem tirou o chapéu e olhou para meu tio interrogativamente.
Ditongo tônico, aberto em palavra oxítona. f) Não gosto de patê de abacate. Oxítona terminada em "e".g) Ele é um jovem recém-formado.
Oxítona terminada em "em".
h) Sua paciência se evidencia no trato com as crianças.
h) Sua paciência se evidencia no trato com as crianças.
Paroxítona terminada em ditongo.
i) Se como melancia, fico com ânsia.
i) Se como melancia, fico com ânsia.
Paroxítona terminada em ditongo.
j) Este vírus não ataca tatus nem urubus.
Paroxítona termina em "us".
4 Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) maracujá, argui, rapé
( ) lápis, tainha, túnel
(x) chapéu, hífen, ítem
j) Este vírus não ataca tatus nem urubus.
Paroxítona termina em "us".
4 Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) maracujá, argui, rapé
( ) lápis, tainha, túnel
(x) chapéu, hífen, ítem
( ) jataí, régua, próton
( ) ruim, órgão, egoísta
( ) ruim, órgão, egoísta
A palavra item é paroxítona terminada em "m", portanto, não tem acento.
5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado: é
b) três casos de paroxítonas acentuadas: possível, várias, experiências
c) dois casos de oxítonas acentuadas: Axé, está
d) um caso de i tônico formando hiato: construída
Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as como resposta dos itens acima.
Cidadania
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axé, em Salvador (BA), mostra que é possível educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construída por sua equipe está servindo de exemplo para a ampliação de experiências semelhantes em várias regiões do Brasil e do exterior.
6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue corretamen-te as palavras que são acentuadas graficamente:
Reciclar o lixo
No mundo - e também no Brasil - uma enorme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartáveis para possível reúso. Os avanços tecnológicos mais expressivos vêm ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plástico. Ele é o detrito de mais difícil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente às vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor científico, modernas técnicas de reciclagem já possibilitam a adoção de diversas saídas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionárias, como a produção de um automóvel totalmente construído com materiais recicláveis e um material novíssimo chamado “madeira plástica”, substitui com maior eficiência e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciência)
7. Acentue as frases seguintes, quando for necessário:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou pôr sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maçãs.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.
8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantém o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervém na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantêm a esperança no reajuste.
d) Policiais detêm três suspeitos de assalto a banco.
9. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o porquê?
b) Calmo é o lago por que navegamos.
c) Por que não disseste a verdade?
d) Não fui à festa porque devo estudar muito.
e) Todos ansiavam porque o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, por quê ?
g) Ora! Por que poucos alunos leem?
h) Diga-me por que motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo por que você deixou de comparecer.
j) Quero o livro porque pertence.
l) Alguém poderia explicar-me por que não há reunião hoje?
m) Por que o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o porquê de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados porque fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram. Por quê?
10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a) pântano: proparoxítona
b) herói: ditongo tônico, aberto em palavra oxítona
c) também: porque é uma palavra oxítona terminada "em".
d) após: oxítona terminada em "o" seguida de "s".
e)juízes: hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.
j) tábua: paroxítona terminada em ditongo.
l) açúcar: paroxítona terminada em "r"
11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: Você sabia que a sabiá é sábia.
b) pode/pôde: Ontem pôde, hoje não pode.
c) pôr/ por: Vou por aqui para pôr o refrigerante na geladeira.
5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado: é
b) três casos de paroxítonas acentuadas: possível, várias, experiências
c) dois casos de oxítonas acentuadas: Axé, está
d) um caso de i tônico formando hiato: construída
Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as como resposta dos itens acima.
Cidadania
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axé, em Salvador (BA), mostra que é possível educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construída por sua equipe está servindo de exemplo para a ampliação de experiências semelhantes em várias regiões do Brasil e do exterior.
6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue corretamen-te as palavras que são acentuadas graficamente:
Reciclar o lixo
No mundo - e também no Brasil - uma enorme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartáveis para possível reúso. Os avanços tecnológicos mais expressivos vêm ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plástico. Ele é o detrito de mais difícil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente às vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor científico, modernas técnicas de reciclagem já possibilitam a adoção de diversas saídas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionárias, como a produção de um automóvel totalmente construído com materiais recicláveis e um material novíssimo chamado “madeira plástica”, substitui com maior eficiência e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciência)
7. Acentue as frases seguintes, quando for necessário:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou pôr sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maçãs.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.
8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantém o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervém na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantêm a esperança no reajuste.
d) Policiais detêm três suspeitos de assalto a banco.
9. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o porquê?
b) Calmo é o lago por que navegamos.
c) Por que não disseste a verdade?
d) Não fui à festa porque devo estudar muito.
e) Todos ansiavam porque o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, por quê ?
g) Ora! Por que poucos alunos leem?
h) Diga-me por que motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo por que você deixou de comparecer.
j) Quero o livro porque pertence.
l) Alguém poderia explicar-me por que não há reunião hoje?
m) Por que o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o porquê de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados porque fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram. Por quê?
10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a) pântano: proparoxítona
b) herói: ditongo tônico, aberto em palavra oxítona
c) também: porque é uma palavra oxítona terminada "em".
d) após: oxítona terminada em "o" seguida de "s".
e)juízes: hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.
j) tábua: paroxítona terminada em ditongo.
l) açúcar: paroxítona terminada em "r"
11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: Você sabia que a sabiá é sábia.
b) pode/pôde: Ontem pôde, hoje não pode.
c) pôr/ por: Vou por aqui para pôr o refrigerante na geladeira.
Boa tarde, obrigada pelos exercícios, muito gentil de sua parte ajudar estudantes que dispõe somente da internet para seus estudos. Uma dúvida, vírus não deveria ser acentuada (paroxítona terminada em us)?
ResponderExcluirA palavra vírus está acentuada. O tipo de letra adotado confunde o acento agudo com o pingo no i. Apenas isso. Se prestar atenção, vai perceber o acento. Obrigado por suas palavras.
ExcluirAbraços
Hélio Consolaro
Muito obrigado qual quer coisa procurarei novamente…
ResponderExcluirO porquê da questão l não é separado e sem acento?
ResponderExcluirFelipe, explique-se melhor. Não consegui localizar o motivo de seu questionamento. Hélio Consolaro
ResponderExcluirNa questão 3 a pergunta foi mal especificada , porque fala "Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entre-tanto, só uma delas deve ser acentuada."
ResponderExcluirMas as atividades são boas e me ajudaram no entendimento da gramática.
eu ainda me confundo nos "pelos" Fiz uma prova a pouco tempo que tinha a seguinte frase... Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar. qual deles tem acento? Andrea
ResponderExcluirNenhum pelo tem acento, conforme o Acordo Ortográfico.
ExcluirAinda tenho duvidas nos "pelos" esta frase... Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar. quais destes "pelos" realmente tem acento? obrigada Andrea
ResponderExcluirNenhuma palavra "pelo" tem acento, conforme o Acordo Ortográfico.
ExcluirAndrea, se for pelo Acordo Ortográfico, nenhuma tem acento.
ResponderExcluira resposta da letra i da questão 9 não deveria ser POR QUE, JÁ QUE poderíamos trocar por PELO QUAL.sendo assim, ¨NÃO ME INTERESSA O MOTIVO POR QUE (PELO QUAL) VOCE NÃO COMPARECEU¨.
ResponderExcluirRealmente, você tem razão. A resposta foi corrigida.
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluireu consegui pegar todas as respostas da minha liçao de casa.
ResponderExcluirMeu fessor pegou tudo daqui!!!
Parabens, pelas suas questoes...
ResponderExcluirLegal seu BLOG... é ótimo.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se posso escrever a palavra FAMILIA sem acento, ou está errado ? Como ficou na nova ortografia ? como era antes ?
ResponderExcluirdesde já agradeço!
todas as paroxitonas terminadas em N,I,R,L,UM,X,US,DITONGO,ÃO,Ã,PS (UM e I seguidoa ou não de S) recebem acento.
Excluirmuito bom
ResponderExcluirexercícios catitos e diretos... boníssimos para uma provinha de português
ResponderExcluirNão entendi o motivo de ruina ser acentuada, não é uma paroxítona terminada em a?
ResponderExcluiré pela regra dos hiatos " I " e o " U " tônico e antecedidos de vogal formando sílaba sozinhos ou com " S " são acentuados.
Excluirex: ga-ú-cho , a-í , sa- ú-de , etc.
Patricia, acentua-se o I e U quando formarem hiato.
ExcluirRu-í-na
e porque família leva acento?
Excluircarater de palavras isso esta correto
ResponderExcluirA palavra "RUÍNA" é acentuada por ser um hiato.
ResponderExcluirA palavra "FAMÍLIA" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
ResponderExcluirO Blog está de acordo com a nova ortografia?
ResponderExcluirParabéns pelo exercício elaborado, pois estou começando a lecionar agora e sempre busco material complementar mais elaborado.
ResponderExcluirParabéns pelo exercício elaborado, pois estou começando a lecionar agora e sempre busco material complementar mais elaborado.
ResponderExcluirMuito obrigado, vcs me ajudaram muito..
ResponderExcluirporque as palavras mé-dia é acentuada
ResponderExcluirÉ por isso que o Brasil ainda sobrevive!
ResponderExcluirse escreve primária ou primaria?
ResponderExcluirSe eu escrever FAMÍLIA sem acento vai está errada???
ResponderExcluir
ResponderExcluir1. A língua escrita requer muita atenção por parte do redator, principalmente nos ambientes em que a formalidade, ou a correção são fundamentais para a comunicação. Uma das manchetes a seguir teve a acentuação de uma de suas palavras propositalmente alterada. Assim, assinale a opção em que há um erro de acentuação.
(A) BR 101: concessionária cobra pedágio, mas deixa pista ceder. (Folha da Manhã)
(B) Governo pede a brasileiros economia de água e luz. (O Globo)
(C) Polícia na cracolândia é aprovada por 82 por cento da população. (Folha de São Paulo)
(D) Aluno é expulso por causa do chulé. (Notícias Populares)
(E) O país unido contra a violência aos animais. (Diário de Pernambuco)
Qual a opção correta?